Skip to content

FCI apresenta oportunidades de financiamento internacional de contas a receber

FCI
Alberto Wyderka, diretor do IFC, explica sobre a parcela do mercado de factoring no comércio global

Em outubro de 2024, a Comissão de Câmbio da ABBC recebeu Alberto J. Wyderka, diretor das Américas da FCI (antiga Factors Chain International), que conversou com os associados sobre as oportunidades oferecidas às instituições financeiras pela rede global de fomento mercantil.

A FCI é uma das maiores plataformas internacionais de financiamento de contas a receber, conectando empresas de factoring e possibilitando que essas forneçam financiamento a exportadores e importadores por meio da compra de faturas de exportação. Essa abordagem tem um papel importante no financiamento de empresas, particularmente aquelas de médio porte, que exportam em uma base O/A, ajudando-as a evitar o risco de crédito dos importadores e buscando melhorar seu fluxo de caixa, acelerando o recebimento de pagamentos ao vender suas faturas a fatores.

Na apresentação, Wyderka mostrou que a FCI facilita e promove o Financing of International Accounts Receivable (Financiamento Internacional de Contas a Receber), através do financiamento sem recurso entre correspondentes, que utiliza regras específicas (GRIF) e uma plataforma operacional de comunicação. Esse modelo, chamado de “quatro cantos”, oferece uma grande vantagem às instituições financeiras participantes: a possibilidade de financiar sem recurso e eliminar o risco do exportador. “Nosso modelo de factoring ou financiamento de contas a receber é uma forma eficiente de gerar capital de giro, especialmente para empresas de médio porte. Ao confiar nos bancos correspondentes no exterior, eles reduzirão significativamente os riscos associados”, explicou o diretor. O diretor também destacou que, ao contrário de outros métodos de financiamento, como cartas de crédito, o sistema da FCI oferece maior flexibilidade e segurança ao financiar transações internacionais.

Com uma rede de 400 membros em 94 países, a FCI promove ainda boas práticas da indústria e oferece ferramentas educacionais para aprimorar o entendimento sobre o mercado de factoring e os riscos envolvidos. Em 2023, o valor global do factoring alcançou 4,5 trilhões de dólares, um crescimento significativo em comparação com os 3,3 trilhões de dólares registrados em 2020. Wyderka mencionou que, embora o factoring represente pouco mais de 20% do comércio global, sua importância está crescendo à medida que as empresas buscam alternativas ao financiamento tradicional.

FCI
Estatísticas sobre Factoring, Cartas de Crédito (LCs) e Comércio de Mercadorias em Conta Aberta: FCI aponta para o aumento da curva de crescimento nos últimos 20 anos
Países participantes da comunidade global da FCI: membros ativos e não ativos para “two-factor system”. O “two-factor system” para importação e exportação refere-se, normalmente, a um sistema que utiliza dois fatores para garantir a segurança das operações comerciais internacionais, como a autenticação de quem realiza a transação ou a verificação dos documentos envolvidos, cobrindo riscos de crédito e pagamento dos importadores

Veja mais:

ABBC, ACREFI e ZETTA têm posição contrária aos dispositivos apresentados no PL 4.395/2024

Tendências de remuneração executiva na América Latina 2024

Impactos da Fase 3 do FRTB no Brasil

Sim 0
não 0

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *