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New Bankers – Programa de Formação Bancária

Data de início
21/01/2025
Horários
19 às 22h
Data(s)
21 de janeiro de 2025
Modalidade
Transmissão ao Vivo

Investimento

Associados R$ 9.900,00
Não associados R$ 9.900,00
Forma(s) de pagamento disponíveis
Boleto Bancário
Cartão de Crédito
em 10x Sem Juros
Políticas de desconto

Conheça nossa política de desconto progressivo pelos canais de atendimento:
E-mail: atendimento@abbc.org.br
WhatsApp: (11) 94556-4760

Objetivo

A dinâmica do mercado financeiro demanda profissionais conhecedores da realidade e das tendências, preparados, atentos e propositivos.

A ABBC – Associação Brasileira de Bancos e FGV-SP e Fundação Getúlio Vargas oferece o programa NEW BANKERS, objetivando preparar uma nova geração para atuação efetiva no segmento.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver múltiplas competências para atuação no mercado financeiro, considerando as grandes mudanças esperadas no curto e no médio prazo e ampliar o conhecimento de cada participante no que se refere a:

  • Aspectos ligados à economia e os impactos sobre as instituições financeiras;
  • A estrutura dos mercados financeiros brasileiros e dos seus principais atores;
  • Os principais ferramentais financeiros essenciais aos profissionais que atuam na indústria bancária;
  • Conhecimentos dos principais produtos financeiros e bancários do mercado brasileiro;
  • Um retrato do mercado financeiro nacional e dos seus diferentes ramos de atuação;
  • Visão dos atuais e futuros produtos financeiros;
  • Abordagens para aperfeiçoar a relação com o consumidor bancário.

Conteúdo Programático

Finanças Corporativas

Analisa e discute a gestão financeira de instituições no mundo contemporâneo, bem como as variáveis que influenciam as decisões nesse ramo de atividade. O participante estará apto a:

  • aplicar o conceito financeiro de valor ao processo decisório;
  • avaliar o fluxo de caixa de um projeto de investimento e a sensibilidade às mudanças nas suas variáveis;
  • analisar a viabilidade econômico-financeira de um projeto de investimento;
  • escolher entre diferentes opções de financiamento e investimento.

Produtos e Serviços Bancários

Apresenta os serviços e soluções disponibilizados por instituições financeiras para atender as necessidades de seus clientes por meio da intermediação das transações financeiras entre os diversos agentes da economia, ofertando serviços tanto para quem precisa de crédito, quanto para quem deseja investir o seu dinheiro. O participante estará apto a diferenciar a oferta de produtos tais como crédito direto ao consumidor, crédito rural, cédula de crédito bancário, poupança e outros produtos de investimentos (CDB, LCA, LCI, etc.), análise de crédito, garantias, títulos de crédito, capital de giro.

Regulação

Analisa a política de regulação do mercado financeiro brasileiro, compreendendo suas forças motrizes, seus desenhos institucionais e impactos distributivos. Apresenta a organização das autoridades monetárias e regulatórias, a regulação global e local sobre prudência bancária, a governança do crédito, a governança de bancos de desenvolvimento, bancos comunitários e cooperativos, a financeirização digital (finthechs, big techs), privacidade e vigilância, bem como a disciplina da moeda.

Tesouraria  

Possibilita administrar as reservas e operações do mercado interbancário, mantendo a liquidez da instituição financeira, a mediante a análise da rentabilidade das aplicações e seu eventual reposicionamento. O participante conhecerá:

  • As principais operações de tesouraria;
  • A estrutura temporal das taxas de juros no Brasil;
  • O apreçamento das operações de tesouraria;
  • A gestão de carregamento de ativos.

Contabilidade Bancária

Apresenta e analisa os princípios contábeis e as principais demonstrações financeiras; análises contábeis; análise de indicadores financeiros; plano contábil de instituições no SFN; normas internacionais de reporte financeiro e demonstrações contábeis de instituições financeiras. O participante conhecerá:

  • Os princípios contábeis e as principais demonstrações financeiras;
  • As demonstrações, as análises e os planos contábeis das IFs;
  • As normas internacionais de reporte instituições financeiras.

Gestão de Riscos em Instituições Financeiras

Principais definições e conceito de risco. Risco em diferentes ambientes e ativos. Metodologias para estimação e mensuração de risco. Sistemas de controle. Risco operacional. riscos financeiros, risco de mercado, risco socioambiental, etc. Modelos avançados: value at risk e testes de stress. Aspectos da regulação de riscos.

Estratégia e Inovação no Mercado Financeiro

As instituições financeiras não podem deixar de lado um roteiro claro para tecnologia e inovação. Uma estratégia digital não é suficiente; em vez disso, as empresas de serviços financeiros precisam ter uma estratégia de negócios focada em prosperar em um mundo totalmente digital, que considere os novos perfis de clientes, utilização de APIs, aperfeiçoamento da privacidade e o desenvolvimento de sistemas de análise de dados que tornem o processo mais minucioso e, principalmente, mais seguro. A disciplina objetiva apresentar essas tendências e proporcionar aos alunos uma oficina de inovação que os capacite a perceber, entender e propor soluções criativas e inovadoras.

MasterClass Construindo a Nova Geração de Profissionais do Mercado Financeiro

Escolher uma carreira no mercado financeiro apresenta caminhos diversos. Bancos, fundos de investimento e outras organizações empregam especialistas neste campo para gerenciar carteiras e fornecer consultoria financeira. Além de fornecer serviços bancários tradicionais, os profissionais também devem saber operar com tecnologias emergentes, como blockchain, mercados comerciais. câmbio e criptomoedas. Neste evento, cada participante terá a oportunidade de conhecer as tendências que moldam tanto o mercado como o profissional nele atuante e preparar um plano pessoal de carreira e desenvolvimento.

Metodologia

Proposta metodológica  pautada pela EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, promovendo a oportunidade do desenvolvimento pessoal e profissional dos educandos, e em METODOLOGIAS ATIVAS, podendo utilizar diferentes estratégias para a abordagem, mediação dos conteúdos e compartilhamento de experiências, de modo a favorecer a diversidade em termos de estilos de aprendizagem:

  • Sala de aula invertida;
  • Aprendizagem Ativa;
  • Aprendizagem Baseada em Problemas;
  • Aprendizagem Baseada em Projetos;
  • Simulação;
  • Estudo de casos;
  • Gamificação;
  • Entre outras…

ESTUDO DE CASOS

A metodologia ativa de aprendizagem Estudo de Casos é uma ferramenta de ensino eficaz em todas as disciplinas de negócios. O método de caso mergulha os alunos em situações de negócios realistas – que incluem informações incompletas, restrições de tempo e objetivos conflitantes – tendo os professores da FGV como mediadores do processo de aprendizagem abordando elementos teórico-práticos em suas provocações e indicando os conteúdos temáticos necessários para a resolução dos casos.

Vantagens do Estudo de Caso 

  • Desafios da organização
  • Pensamento crítico
  • Novo olhar para solução de desafio
  • Comparação de pontos de vista
  • Cenário de mercado externo

Instrutores

Marcos Flávio C Moraes Jr – Coordenação Acadêmica

  • Professor da FGV, no Instituto de Desenvolvimento Educacional;
  • Coordenador acadêmico no FGV In Company;
  • Mais de 35 anos de experiência executiva em empresas públicas e privadas, com destaque para atuação como executivo e responsável pela Universidade Corporativa do Banco Central em São Paulo;
  • Graduado em Matemática pela USP;
  • Pós-graduado em Educação Corporativa, em Gestão e em Controladoria;
  • Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV EAESP.

Fábio Lacerda

  • Sócio na área de Risk Advisory Solutions (RAS) / Financial Risk Managment (FRM) da KPMG Brasil;
  • Economista, mestre em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e especialista em Economia do Setor Bancário pela Universidade de São Paulo, foi Research Fellow no Weatherhead Center for International Affairs, da Universidade de Harvard (EUA);
  • Consultor/Especialista de curto prazo para o Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional;
  • 28 anos no Banco Central do Brasil, nas áreas de Regulação, Supervisão e Resolução Bancária;
  • Professor em gestão de riscos, inovações tecnológicas, sistemas financeiro e de pagamentos e criptoeconomia.

Paulo Zuffo

  • Sócio-Gerente e Controlador da TMG Capital e Conselheiro do portfólio de empresas desde 2000;
  • Professor do MBA da Fundação Getúlio Vargas (EAESP – FGV) desde 2007;
  • Graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica – USP (Engenharia Elétrica – Microeletrônica);
  • Mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas – EAESP – FGV;
  • Interesse e atuação na na relevância dos valores do ser humano, desenvolvimento social e ambiental e seu impacto nos resultados organizacionais.

Magali Camazano

  • Sólida carreira desenvolvida com 18 anos de experiência, atuando nas áreas de auditoria externa e interna, controles internos, riscos e compliance, nos seguintes segmentos: banco, seguradora, previdência privada, capitalização, indústria e comércio;
  • Elaboração e análise de Demonstrações Contábeis em conformidade com a legislação societária e respectivas alterações;
  • Supervisão, coordenação, treinamento e qualificação de equipes multidisciplinares;
  • Mestra em Contabilidade, professora universitária e pesquisadora em temas como risco operacional, governança corporativa, auditoria e contabilidade.

Carlos Di Augustini

  • Doutor em engenharia de produção, mestre em administração e pós-graduado em finanças pela New York University (Stern) e University of California (UCLA);
  • CEO de empresa financeira da Volkswagen A.G;
  • Executivo do Banco Itaú e do Banco Caterpillar;
  • Autor de trabalhos científicos e livros na área de finanças e mercado de capitais;
  • Professor convidado da FGV • Atua como membro de conselho de administração.

Marcelo Coimbra

  • Mestre em Controladoria e Contabilidade e Doutorando na FEA/USP;
  • Professor de graduação e de pós-graduação e cursos nos temas IFRS, Mercado Financeiro, Riscos e Certificações, Contabilidade e Finanças;
  • Co-autor do livro “Curso de Mercado Financeiro”, da Editora Gen-Atlas;
  • Colaborador e revisor da 10ª edição de “Administração Financeira”, da Editora e McGraw Hill;
  • 24 anos de experiência em instituições financeiras e empresas nacionais e internacionais nas áreas de contabilidade, finanças e mercado financeiro.

Martin Casals Iglesias

  • Experiência de mais de trinta anos de mercado financeiro;
  • Vice-presidente do Grupo Consultivo de Certificação e Educação para Investidores da ANBIMA;
  • Mestre em Economia pela EESP/FGV;
  • Especialista em investimentos e finanças comportamentais;
  • Autor dos livros “Investimentos: um livro de segredos e conselhos” e “4 dimensões de uma vida em equilíbrio” e “Investimentos: textos para nunca mais esquecer”.

Público Alvo

Jovens talentos e profissionais ingressantes no mercado financeiro das instituições financeiras associadas à ABBC.

Pré-Requisitos

  • Nivelamento dos alunos: 

A FGV – SP e ABBC orientará e disponibilizará a todos os participantes acesso a conteúdo elementares que deverão ser finalizados até o início do programa.

  • Introdução à Matemática Financeira: Regimes de Capitalização
  • Como Gastar Conscientemente 1 e 2
  • Análise Microeconômica: Impactos no Funcionamento do Mercado e na Sociedade
  • Introdução ao Orçamento Empresarial
  • Origem e Evolução Histórica do Compliance e
  • Estrutura do Sistema Financeiro Nacional