Objetivo
O treinamento visa dar aos participantes uma visão introdutória de onde surgem e como são tratados os principais riscos, financeiros e operacionais, no contexto de uma instituição financeira, partindo da abordagem gerencial até a abordagem regulatória prudencial do Acordo de Basiléia. São apresentados, de forma sucinta, praticamente todos os riscos que hoje são considerados para fins de exigência regulatória às instituições financeiras; tais como o risco de crédito, risco de mercado, risco operacional, risco de liquidez e o risco social, ambiental e climático.
Conteúdo Programático
Visão de risco e incerteza na empresa financeiras: o que são riscos, do ponto de vista econômico e do ponto de vista financeiro; onde e como os riscos financeiros aparecem no balanço.
Visão de riscos na instituição financeira: quais são os riscos financeiros típicos dentro de uma instituição financeira e como são gerenciados.
Visão regulatória do gerenciamento de riscos: como o Bacen enxerga e trata os riscos e seu gerenciamento.
- Risco de crédito: perdas na carteira bancária associadas a inadimplência, a deterioração da qualidade creditícia da contraparte, e aos desembolsos para honrar garantias financeiras prestadas;
- Risco de mercado: perdas associadas a flutuações de preços e taxas na carteira de negociação;
- Risco Operacional: perdas associadas a pessoas, processos, TI e eventos externos;
- Risco de liquidez: incapacidade de honrar eficientemente seus desembolsos e suas obrigações esperadas e inesperadas;
- Risco social, ambiental e climático: riscos associados à violação de direitos e garantias fundamentais e sociais, perdas ocasionadas por eventos associados à degradação do meio ambiente e ao risco climático.
Exigência de capital regulatório: capital mínimo exigido para suportar os riscos.
Metodologia
- Após liberação de acesso: 30 dias corridos para conclusão de curso na plataforma.
- Aulas gravadas em vídeo.
Instrutores
Ênio Bonafé: Engenheiro Civil, Economista e Contador. Mestre em Economia, Doutor em Contabilidade na FEA/USP. Tem mais de 30 anos de experiência profissional, tendo sido executivo de grandes instituições financeiras. Foi diretor setorial de Gestão de Riscos da Febraban. Foi membro de vários comitês e comissões de administração de riscos no mercado, entre eles CIP e BM&F. Integrou o Experts Advisory Panel do IASB, grupo de especialistas em riscos encarregado de assessorar o Board da entidade na revisão da norma internacional de contabilidade (IAS39/IFRS9) para instrumentos financeiros. É consultor de empresas na área financeira e tem executado trabalhos em gestão de riscos, tesouraria, securitização de recebíveis, gestão de ativos. É professor na área de finanças, tendo lecionado disciplinas de gestão de riscos, derivativos, finanças corporativas, econometria e estatística, na Fipe, Fipecafi, Fia, Instituto BMF, EAESP-FGV, Mackenzie e FEA-USP.
Público Alvo
Colaboradores não especializados de todas as áreas da instituição financeira, bem como demais profissionais interessadas no assunto.