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Fraude Digital e a Prevenção na primeira camada

Data de início
18/03/2025
Horários
19 às 22h
Data(s)
18, 19 e 20 de março
Modalidade
Transmissão ao Vivo

Investimento

Associados R$ 636,00
Não associados R$ 1.234,00
Forma(s) de pagamento disponíveis
Boleto Bancário
Cartão de Crédito
em 10x Sem Juros
Políticas de desconto

Conheça nossa política de desconto progressivo pelos canais de atendimento:
E-mail: atendimento@abbc.org.br
WhatsApp: (11) 94556-4760

Objetivo

Propiciar aos participantes de instituições financeiras uma visão atual do Cybercrime no mundo e no Brasil sobre Fraudes e Golpes digitais; Apresentar as novas técnicas de ataques no Cybercrime (fraudes/golpes/ataques) e os métodos de prevenção a partir da apresentação do referencial teórico e estudo de casos práticos; Promover a aprendizagem das técnicas de primeiro atendimento ao cliente pós fraude. Abordar casos recentes de ataques cibernéticos e métodos de prevenção a fim de capacitar profissionais para atuarem em setores de primeiro atendimento, formação a prevenção, resposta ao canal/time de prevenção a Fraude Bancária de Prevenção, Controles Internos, Gestão de Riscos no mercado financeiro e de capitais.

Conteúdo Programático

As primeiras ameaças no mundo

1. Casos de ataques no Mundo e no Brasil

• Tipos de fraudes digitais e modus operandi

Phishing e suas vertentes

Métodos de Prevenção para esses casos de Fraudes digitais

2. Golpes envolvendo os canais digitais no Brasil

• Tipos de Golpes digitais e seu modus operandi

Golpes digitais com uso da engenharia social

Métodos utilizados na Prevenção para os Golpes digitais

Meios mais utilizados para a Fraude digital/eletrônica/bancária

1. Canais:

• Quais/onde/como acontece

2. Tipos

• Novos Modus operandi

Prevenção e primeiro atendimento

1. O que (como) colher informações do cliente sem causar constrangimentos

2. Quais aspectos analisar visando identificar que não trata de uma auto fraude.

3. Inclusão digital/ Digitização bancária (Prevenção)

a. Crescimento das plataformas em novos tempos

b. Orientações aos clientes novos (modo de prevenção inicial)

4. Clientes Pôs Fraudes

a. Orientações: Por onde começar…

b. Traumas e medos (como quebrar essa barreira, dicas, métodos)

Prevenção e tratamento em segunda camada

1. PIX e as tentativas de Fraudes:

• O que mudou com o Pix, um novo jeito de fazer prevenção (novos métodos,

novas características)

• Métodos para prevenção

2. Open Banking e as tentativas de fraudes

3. Ataques cibernéticos em 2020/21/22 e 23:

• Alerta: o que fazer

• Métodos de prevenção para as empresas

• Você, usuário como se comportar…

4. LGPD Vazamentos/ataques:

• Estar preparado (Sanções)

Metodologia

Aula online (sem gravação) e Power Point (adequando ao cenário atual);

Debate técnico com os participantes.

Instrutores

Leandro Marchesan: Master in Business Administration na área de Segurança da Informação, com ênfase em Gerenciamento de Projetos, atuando principalmente na área de Segurança e Risco cursado na Universidade Estácio de Sá (2009).
Master in Business Administration em Operações e Serviços, atuando principalmente em Segurança em Unidades Corporativas e a atuação dos Consegs Baianos, cursado na FGVRJ (2013). Possui formação em Engenharia de Produção Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005).
Trabalhou no Banco do Brasil por 35 anos, sendo que na Diretoria de Segurança desta Instituição ficou por 18 anos.
Participou como integrante ativo do GT Inteligência e Repressão da FEBRABAN (Projetos Tentáculos-PF) até 2019.
Participou do Grupo seleto dos bancos “G10” até 2019.
Atuou na área de prevenção e inteligência a Fraudes, relacionamento com órgãos de inteligência da Polícia Federal e Ministério da Justiça.
Atualmente, exerce a função de Consultor de Segurança (Cybercrime) e Perito Forense, realizando treinamentos e cursos nessas áreas.
Como Professor, ministra o curso Inteligência e Prevenção a Fraude digital na Febraban

Público Alvo

Profissionais bancários que estejam atuando na equipe de primeiro atendimento, formação a prevenção, resposta ao canal/time de prevenção a Fraude Bancária, Controles Internos, Gestão de Riscos (Assistentes, Analistas e Assessores).


Pontuação CRC/ CFC

AUD – 9

PERITO – 9

CMN – 9

SUSEP – 9

PREVICAUD – 9

PROGP – 9

PRORT – 9

PREVIC  – 9

Para pontuar no CRC: Após a realização do curso e emissão do certificado, envie um e-mail para atendimento@siteabbc.brunob.com.br com nome completo, CPF, nome do curso e data de realização.