Objetivo
Neste curso você irá conhecer a neurociência básica e seu processo nas tomadas de decisões, e:
- Saber o que é economia comportamental através da abordagem feita pelos principais pensadores do tema e ganhadores do Nobel, especialmente no que diz respeito a dinâmica de decisão de clientes.
- Conhecer as ilusões cognitivas (heurísticas, vieses), em especial aquelas com repercussões na decisão de compra de produtos e serviços financeiros e como nudges/sludges influenciam a venda e manutenção de produtos e serviços.
- Como a neurovendas agrega valor aos produtos e serviços com base no conhecimento e comunicação com os clientes.
Conteúdo Programático
Módulo 1. Neurociência Básica
- Neurociência hoje e histórico de evolução
- Sistema Nervoso – estruturas básicas e dinâmica para decisões
- Papel da atenção, memória, emoção na funcionalidade neural
- Ciclo virtuoso para mente saudável
Módulo 2. Economia Comportamental
- Pensadores 1 – Daniel Kahneman e Amos Tversky
- julgamento e tomada de decisão
- Sistemas 1 e 2 e a dinâmica do processamento cerebral
- Ilusões Cognitivas – heurística/vieses
- Pensadores 2 – Richard Thaler
- Diretrizes de economia comportamental
- Econs x Humanus – diferenciação
Módulo 3. Heurística – Viéses – Nudges
- Heurística – origem e processamento de vieses
- Tipos de Heurística – características
- Vieses – exemplos dos principais tipos, características financeiras e cuidados
- Nudge e Sludge – conceitos, características e exemplos
Módulo 4. Neurovendas
- Conceito e objetivos
- Venda tradicional (ao consumidor) x neurovendas (a sua mente)
- Neurociência do processo decisório
- Estrutura básica de neurovendas – dicas e exemplos práticos
Instrutores
Nelson Bressan: Professor Doutor e Chefe do Departamento de Reprodução Humana e Infância – da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – PUC-SP, onde também desenvolve o Programa de Mentoria em Residência Médica, Sócio – Diretor da Escola de Mentores-SP, onde responde pela área de neurociências aplicada à recursos humanos, educação, economia comportamental e mentoria. Especialista convidado em neurociências e comportamento humano do programa semanal de TV aberta Fala Brasil da TV Record. Vivência corporativa por mais de 20 anos como sócio-diretor de operadora de planos de saúde e administradora de ambulatórios médicos em empresas nacionais e multinacionais de grande porte.
Metodologia
- Após liberação de acesso: 30 dias corridos para conclusão de curso na plataforma.
Público Alvo
Gestores comerciais de maneira geral, pois podem se favorecer desses conhecimentos entendendo a dinâmica neural na decisão de compra e buscando mais do que apenas fazer um bom negócio. O foco é entender como podemos melhorar a vida de quem compra, seja por atender suas necessidades, seja por reduzir seus medos, sempre proporcionando momentos de felicidade e fidelização naquela experiência.