Objetivo
Oportunizar aos participantes de instituições financeiras uma visão do Cybercrime no mundo corporativo e Brasil; Apresentar os novos métodos de ameaças cibernéticas utilizados pelo Cybercrime;
Promover a aprendizagem com novas técnicas de Cybersecurity com foco na prevenção de canais, Monitoramento em camadas com a inclusão do Onboarding digital e da Inteligência artificial, a partir da apresentação do referencial teórico e estudo de casos práticos; Discutir cases de sucesso com os novos métodos de prevenção, monitoramento e antifraude, a fim de capacitar profissionais para atuarem em setores de Prevenção, Monitoramento, antifraude, Investigação a Fraudes digital, Cybersecurity, Controles Internos, Gestão de Riscos no mercado financeiro e de capitais.
Conteúdo Programático
Principais ataques cibernéticos no Mundo e no Brasil
1. 1. Fraudes digitais e as novas tendências no mundo
- Novas Ameaças cibernéticas e suas vertentes
- A praticada na Fraude digital
- Engenharia social: a influência nas pessoas
1.1.1. Novos Métodos para Fraudes digitais
- Integração e desenvolvimento de entre Monitoramento, Prevenção e Inteligência.
1.2. Golpes em canais digitais no Brasil e no Mundo
- Novos Golpes digitais e suas tendências
- Novos e velhos Golpes digitais com uso da Engenharia Social
1.2.1. Prevenção para os Golpes digitais: Melhorias e aperfeiçoamento nos métodos
- Melhorias no Monitoramento em camadas
- Utilização da Inteligência artificial na prevenção a Golpes digitais
1.3. Análise de uma Fraude digital
- Análise utilizando técnicas de inteligência
- Metodologias de inteligência
- Introdução ao Osint
- Métodos: Identificar uma fraude digital
- Ataques cibernéticos
- Cybercrime e Novos ataques: cases atuais
- Relação ameaças cibernéticas e internas com uso da engenharia social
- Open banking e os riscos de segurança
- LGPD e seus impactos no vazamento de dados
- Adequação a LGDP: Métodos de prevenção nas empresas
2. Métodos de prevenção aos Ataques cibernéticos.
- Cybersegurança: desafios – proteção da sua empresa e seus clientes
- Método de prevenção (educacional) interno.
- Canais utilizados para a Fraude digita
1. Canais digitais:
- Canal Internet Banking
- Canal Mobile
- Canal de voz
Fraude explorando os canais digitais
Vulnerabilidades encontradas e a exploração aos usuários
EVOLUTION: Cybercrime brasileiro
Abertura de conta via canal digital
- Fraudes e golpes: medos e receios de clientes
- Como fraudadores agem
- Prevenção: Onboarding digital é tudo…
2. Métodos de Prevenção nos canais digitais.
- Prevenção: Novos métodos – Onboarding digital aplicado na prevenção
- Utilização da IA (Inteligência artificial) na prevenção a fraudes
- Estratégias antifraudes
- Ferramentas antifraudes
- Desafios da Cibersegurança
- Prevenção: Cases de sucesso
3. Onboarding digital
- Automação de processo
- Análise de dados
- Facematch de fraudadores
- Biometria digital
- Autenticação digital
Prevenção: Onboarding digital é tudo
1. Prevenção aos Canais digitais
- Canal Prevenção
- Detecção a Fraude digital: Prevenção em camadas
- Estrutura
- Monitoramento e Prevenção (Pilares da prevenção).
2. Métodos de pesquisa
- Modelos utilizados no mercado na prevenção a Fraude.
- Machine Learning agregado ao negócio.
3. Metodologia aplicada na prevenção a Fraude Digital Bancária
- Novas técnicas aplicadas
- A.I. no mundo de prevenção a fraudes
- Tendências da A.I
- Deep, Learning, Machine Learning e A.I
- A.I. Generative no aprendizado da máquina
4. Monitoramento e Prevenção
a. Canal de Monitoramento
- MECANISMO de Monitoramento
- Dashboard
- Prevenção e Detecção de Fraudes em um Mundo Automatizado
- Instituições adquirindo valor com AI no canal Monitoramento
5. Inteligência Artificial
- Tipos utilizados no monitoramento e sua eficácia
- AI: Monitoramento das transações com este método(resultados)
a. Inteligência Artificial: acelerando o monitoramento e prevenção dos canais digitais
b. Análise de comportamento
- Análise de dados
- Canal de alerta: comunicação
c. Ferramentas de proteção
Inteligência e relacionamento
1. Gerenciamento de risco:
- GRC – governança, risco e conformidade
Compliance e Gestão de risco: técnicas aplicadas na prevenção
2. Brainstorming dos casos/lições aprendidas:
- Segurança digital: case de sucesso;
- Prevenção de canais: Melhorias na construção dos canais
- Cibersegurança: What to prioritize
Metodologia
Aula online (sem gravação) e Power Point (adequando ao cenário atual).
Instrutores
Leandro Marchesan: Master in Business Administration na área de Segurança da Informação, com ênfase em Gerenciamento de Projetos, atuando principalmente na área de Segurança e Risco cursado na Universidade Estácio de Sá (2009). Master in Business Administration em Operações e Serviços, atuando principalmente em Segurança em Unidades Corporativas e a atuação dos Consegs Baianos, cursado na FGVRJ (2013). Possui formação em Engenharia de Produção Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Trabalhou no Banco do Brasil por 35 anos, sendo que na Diretoria de Segurança desta Instituição ficou por 18 anos. Participou como integrante ativo do GT Inteligência e Repressão da FEBRABAN (Projetos Tentáculos-PF) até 2019. Participou do Grupo seleto dos bancos “G10” até 2019. Atuou na área de prevenção e inteligência a Fraudes, relacionamento com órgãos de inteligência da Polícia Federal e Ministério da Justiça. Atualmente, exerce a função de Consultor de Segurança (Cybercrime) e Perito Forense, realizando treinamentos e cursos nessas áreas. Como Professor, ministra o curso Inteligência e Prevenção a Fraude digital na Febraban.
Público Alvo
Profissionais que atuam em prevenção, monitoramento, investigação e repressão a Fraudes digital, Cybersecurity e, Compliance, Controles Internos e Gestão de Riscos (por exemplo, Assistentes, Analistas, Assessores, Coordenadores, Gerentes e Auditores);
Profissionais com interesse em aprofundar seus conhecimentos no mundo de fraudes digital bancárias, golpes digitais e Cybercrime.