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Cadastro de Clientes e Tratamentos de Dados focado em PLD, LGPD, Cadastro Positivo e Open Banking

Data de início
24/03/2025
Horários
19 às 22h
Data(s)
24, 25, 26, 27 e 28 de março
Modalidade
Transmissão ao Vivo

Investimento

Associados R$ 1.060,00
Não associados R$ 2.057,00
Forma(s) de pagamento disponíveis
Boleto Bancário
Cartão de Crédito
em 10x Sem Juros
Políticas de desconto

Conheça nossa política de desconto progressivo pelos canais de atendimento:
E-mail: atendimento@abbc.org.br
WhatsApp: (11) 94556-4760

Objetivo

Transmitir os principais conceitos e práticas do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional, constituído e implementado no Banco Central do Brasil, para profissionais com experiência em instituições financeiras, conjugando com outras normas relevantes como as relativas a PLD, LGPD, Cadastro Positivo e Open Banking.

Conteúdo Programático

      1) Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Cadastro

  • Breve Histórico da Lavagem de Dinheiro
  • Tipologias de lavagem de dinheiro
  • Criação e Competências do COAF
  • Comunicação ao COAF
  • Normativos Legais: o Lei n° 9.613/98 o Circular nº 3.978/2020 (Banco Central)
    Disposições sobre cadastro na Circular o Carta-Circular n° 4.001/2020 (Banco Central)
    Lei 13.810/2019 o Circular nº 3.942/2019 (Banco Central) o Carta Circular nº 3.977/2019
  • Boas práticas de PLD no momento do cadastro do cliente
  • Disposições sobre cadastro necessárias na Política de PLDFT
  • Conceitos de PEP
  • Monitoramento das operações: A Carta-Circular 4001/2020 e demais situações; Análise de casos restritivos Informações às autoridades2) Adequação do cadastro com a Lei Geral de Proteção de Dados
  •   Como a LGPD afeta a área de cadastro?
  •  Outras áreas afetadas pela Lei
  •  Definição de dados pessoais e dados pessoais sensíveis
  • Princípios da Lei
  • Hipóteses legais de tratamento de dados pessoais
    A importância do consentimento dado de maneira lícita
  • Hipóteses de tratamento de dados pessoais sensíveis
  • A interação com o encarregado de proteção de dados (DPO)
  • Quem é controlador ou operador no momento do cadastro?
  • Direitos do titular
  • Anonimização e pseudonimização de dados pessoais3) Práticas de cadastro: procedimentos e controles internos
    3.1. Elaborando uma política que atenda a norma 3
  • Conhecendo os vários tipos de normas
  • O que deve conter;
  • O que pode conter;
  • Como elaborar;
  • Formalidades para implementação;3.2. Atendimento às diretrizes mínimas;
  • O que deve ser feito a nível institucional
  • Áreas de risco;
  • Responsabilidades;
  • Os vários procedimentos a serem adotados;
  • As responsabilidades cadastrais;
    Qualificação dos clientes;
    Coleta – ficha cadastral, formulário digital e outros meios de captação de dados;
    Documentos mínimos; Verificação dos dados;
    Validação dos dados;
    Pessoa exposta politicamente – PEP Beneficiário final Atualização de informações;
    Segregação de Contas;
    Contas movimentadas por procurações;
    Qualidade da Documentação;
    Tratamento de contas com pendência
  • Modelos e melhores práticas

    4) O Cadastro Positivo e sua aplicação na esfera de cadastro
  • Conceito
  • Base normativa
    Lei nº 12.414/2011.
    A Lei Complementar nº 166/2019
  •  Aplicação
  • Requisitos, obrigações e prerrogativas
  • Fontes e suas obrigações
  • Informações que compõem o Cadastro Positivo
  • A questão do consentimento
  • Riscos regulatórios
  • Penalidades 4
  •  Vamos consultar?
  •  Como o Cadastro Positivo se relaciona com as demais normas e com a atividade de cadastro5) Open Banking e sua influência sobre o cadastro de clientes
  • Conceito
  • Base normativa Resolução Conjunta nº 1/2020 Resolução nº 4.553/17
  • Aplicação
  • Requisitos para utilização: solicitação, consentimento, autenticação e confirmação
  • Obrigações e responsabilidades
  • Procedimentos e mecanismos de acompanhamento e controles
  • O compartilhamento de dados
  • Contratação de parcerias (não reguladas)
  • A Convenção entre instituições
  • Como o Open Banking se relaciona com as demais normas e com a atividade de cadastro.

Metodologia

O programa é conduzido por meio de aula expositiva, na qual são trazidos para discussão casos práticos reais, os quais estimulam a participação e o raciocínio dos participantes. A troca de experiências é incentivada e facilitada pelo instrutor, que utiliza a experiência dos participantes para tornar o curso mais próximo da realidade de cada um.

Instrutores

André Castro Carvalho: Pós-doutor no Massachusetts Institute of Technology – MIT.
Bacharel, mestre, doutor e pós-doutor em Direito pela Universidade de São Paulo.
Recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2014 como melhor tese de doutorado de Direito defendida no país.
Foi bancário no início de carreira, diretor de gestão corporativa da SP Securitização e consultor independente de um banco global, em 12 países, para temas relativos a PLD/FT. Membro de órgão de governança corporativa, professor em escolas de negócios e treinador corporativo internacional em inglês, espanhol e português.

João Luis Mucio Gomes: Master of Law (LL.M) em Direito do Mercado Financeiro e de Capitais pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – INSPER.
Especialista em Direito e Tecnologia da Informação pela Universidade de São Paulo – USP.
Especialista em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.
Bacharel em Direito, com 10 anos de experiência no mercado financeiro, inclusive como gestor das áreas de cadastro, contratos, formalização, middle office e garantias.

Público Alvo

Conhecimentos básicos do mercado financeiro.

Pré-Requisitos

Profissionais de instituições financeiras das áreas de contabilidade, controladoria, tesouraria, auditoria, processos, TI, riscos e afins.

Pontuação CRC/CFC     

AUD  – 15

CMN  – 15

PROGP – 15

PRORT  – 15

SUSEP  – 15

PERITO  – 15

PREVICAUD  – 15

PREVIC  – 15

Para pontuar no CRC: Após a realização do curso e emissão do certificado, envie um e-mail para atendimento@siteabbc.brunob.com.br com nome completo, CPF, nome do curso e data de realização.