A consultoria BIP realizou, no último dia 21 de fevereiro, uma apresentação a Comissão de Meios e Arranjos de Pagamento da ABBC, sobre as perspectivas e o cronograma do Open Finance para 2024.
Segundo o consultor sênior da BIP, Thiago Moraes, a 5ª entrega (Fase 4B) está sendo realizada, de um total de 9 entregas. Esta já permite o compartilhamento de Dados Transacionais de Investimentos e, nos próximos meses, irá permitir também o compartilhamento de dados de Câmbio.
Além disso, todas as outras entregas que já foram realizadas estão recebendo melhorias (Fases 1, 2, 3A e 4A).
Em dezembro de 2023, o último mês com dados consolidados, o número de consentimentos no ecossistema era de 41,9 milhões e, o de consentimentos únicos, 27,6 milhões.
O número de chamadas de 2023 com relação a 2022 cresceu mais de três vezes, chegando a 52 bilhões de chamadas. “É aguardada uma queda na quantidade de chamadas, devido a um melhor entendimento do momento ideal para atualizar os dados por parte do Receptor e ao aumento de eficiência. Estes tendem a diminuir a necessidade de chamadas para consultar se ocorreram alterações nos dados”, explicou Thiago.
Entre os conglomerados participantes do Open Finance Brasil, 27 já finalizaram o onboarding e estão aptos para operar como Iniciadores de Transação de Pagamentos (ITP). Atualmente, as ITPs que estão utilizando mais o ecossistema são Mercado Pago, Nubank e Itaú. A detentora de conta mais acionada para movimentações é o Nubank.

A BIP pontua que as próximas entregas planejadas para 2024 são o go-live do perfil FAPI único e os go-lives das APIs de Pagamento V4 e de Pagamentos Automáticos V1.
Outro comunicado importante compartilhado foi sobre a descontinuação dos certificados ICP-Brasil e SSL, emitidos pela Serasa. “Os participantes que possuem certificados emitidos pela Serasa agora devem verificar a validade deles e planejar o processo de migração para outras AC homologadas no Open Finance Brasil, como Soluti, Serpro e CertiSign”, explicou Thiago.
Veja mais:
Consultoria atualiza cronograma do Open Finance
Presidente do BC fala sobre Pix e Open Finance em evento nos EUA
Banco Central divulga o primeiro Manual de Monitoramento do Open Finance