Skip to content

Comportamento Semanal de Mercado (6 a 14 de abril) – Descolamento das expectativas

O comportamento semanal de 6 a 14 de abril aponta que a inflação esperada no Boletim Focus para 2023 subiu 0,03 p.p. para 6,01% e a de 2024 aumentou 0,04 p.p. para 4,18%. Já em janeiro, o índice de atividade do Banco Central (IBC-Br) registrou uma queda de -0,04% na margem, composta pelas reduções de -0,3% na produção da indústria e de -3,1% em serviços e pela alta de apenas 0,2% no varejo ampliado. Essa evolução suscita preocupações quanto ao crescimento em 2023.

Os prêmios implícitos na curva de juros voltaram a cair, ocorrendo um descolamento entre as expectativas das mesas de operações acerca da dinâmica inflacionária e as dos economistas.

O rendimento das T-Notes de 10 anos subiu 0,13 p.p. no período para 3,52% a.a.. Com a estabilização dos depósitos bancários, mitigando significativamente os riscos sistêmicos e limitando os efeitos macroeconômicos, e os indicadores mostrando a força da economia nos EUA, a política monetária estará focada fundamentalmente na evolução dos indicadores de inflação e atividade. Com isso, é quase certa uma alta de 0,25 p.p. em maio na taxa básica de juros. 

Para esta semana, o destaque mais importante é a entrega do novo arcabouço fiscal no Congresso, sem se esquecer as divulgações da produção industrial, PIB da China, inflação ao consumidor na Zona do Euro e o Livro Bege nos EUA.

Leia o relatório na integra na seção “Assessoria Econômica – Mercado” do app/site e fique por dentro do que está acontecendo. 

Sim 0
não 0

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *