Skip to content

Comef mantém Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil em 0%

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) manteve o valor do Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil (ACCPBrasil) em 0% por considerar que o sistema financeiro está preparado para enfrentar a materialização de riscos. A carteira de crédito segue com retorno positivo, a materialização do risco de crédito tem-se dado nas operações com micro e pequenas empresas, nas linhas de maior risco concedidas a pessoas físicas, além de casos pontuais em empresas de maior porte. As instituições financeiras mostram-se capazes de absorver a materialização do risco de crédito.  Constata-se também que, na margem, as concessões nas linhas de maior risco vêm sendo originadas com melhor qualidade de crédito. Ainda, o Comef julga que as provisões para perdas de crédito e os níveis de liquidez e de capital dos bancos se mantêm adequados e diante da reduzida exposição cambial e da pequena dependência de funding externo, a exposição do SFN a flutuações financeiras originadas no exterior é baixa.

Diante dos riscos relacionados à atividade econômica e à redução da renda disponível para o pagamento de dívidas das famílias, é importante que os bancos sigam preservando a qualidade das concessões. Em geral, os bancos mantêm voluntariamente capital e liquidez em níveis superiores aos requerimentos prudenciais. A política macroprudencial se mantém em posição neutra, consistente com períodos sem acúmulo significativo de riscos financeiros. O Comef recomenda que as instituições financeiras persistam com a política de gestão de capital prudente em virtude das incertezas econômicas. Aditivamente, o Comitê está atento à evolução dos cenários doméstico e internacional e segue preparado para atuar, minimizando eventual contaminação desproporcional sobre os preços dos ativos locais.

De acordo com o comunicado, considerando as condições financeiras mais restritivas, os preços dos ativos e as expectativas quanto ao comportamento do mercado de crédito, o Comef considera apropriado manter o ACCPBrasil em 0% (zero por cento) nas próximas reuniões. O Comef voltará a se reunir ordinariamente em 23 e 24 de maio de 2023.

Clique para ver o Comunicado Nº 39.864.

 

Sim 0
não 0

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *