Skip to content

Avaliação do Desempenho e do Processo de Concentração e Competição no Setor Bancário Brasileiro

Uma das principais críticas ao funcionamento do sistema bancário brasileiro está relacionada ao baixo nível de concorrência. A competição neste setor é geralmente algo desejável porque proporciona melhor eficiência institucional, com redução de custos e maior abrangência dos serviços financeiros oferecidos (World Bank e FMI (2005)). 

Por um lado, uma maior concentração bancária pode gerar abuso de poder econômico e consequentemente aumento nos spreads bancários. Mas, por outro lado, se houver ganhos de escala, um mercado mais concentrado pode gerar redução de custos e ser eficiente do ponto de vista econômico.

De maneira resumida, o estudo da FGV mostra que o sistema bancário brasileiro pode ser caracterizado por uma estrutura de competição monopolística, mas não podemos afirmar que o grau de competição no Brasil é elevado e que aumentou ao longo dos últimos anos. O escopo da análise está alinhado à agenda do Banco Central do Brasil e aponta caminhos para a criação de medidas que possam fomentar a competição no mercado bancário brasileiro.

Sim 0
não 0

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *