Skip to content

Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil continua em 0%

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) decidiu manter o valor do Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil (ACCPBrasil) em 0% (zero por cento), fixado pelo art. 3º da Circular nº 3.769, de 29 de outubro de 2015. De acordo com o Comitê, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) está preparado para enfrentar a materialização de riscos, a carteira de crédito segue com retorno positivo, ainda que moderadamente menor. Ainda, a materialização do risco de crédito continua ocorrendo nas operações com micro e pequenas empresas bem como nas linhas de maior risco concedidas a pessoas físicas. 

As IFs mostram-se capazes de absorver a materialização do risco de crédito.  Constata-se também que, na margem, as concessões nas linhas de maior risco continuam sendo originadas com melhor qualidade de crédito, com as provisões para perdas de crédito e os níveis de liquidez e de capital dos bancos se mantendo adequados. Diante da reduzida exposição cambial e da pequena dependência de funding externo, a exposição do SFN a flutuações financeiras originadas no exterior é baixa.

O Comef continua observando uma desaceleração no crescimento do crédito nas diversas modalidades. O Comitê acompanha a evolução do crédito amplo, incluindo os desdobramentos dos eventos que afetaram os prêmios de risco e os preços dos ativos no mercado de capitais doméstico. Diante dos riscos relacionados à atividade econômica e ao endividamento das famílias e das empresas de menor porte, é importante que os bancos sigam preservando a qualidade das concessões. Os bancos em geral mantêm voluntariamente capital e liquidez em níveis superiores aos requerimentos prudenciais. A suficiência do capital e liquidez é atestada por análises e testes de estresse. Os testes são avaliados nas reuniões do Comef e divulgados em sua Ata e no Relatório de Estabilidade Financeira (REF).

A política macroprudencial se mantém em posição neutra, consistente com períodos sem acúmulo significativo de riscos financeiros. O Comef recomenda que as instituições financeiras persistam com a política de gestão de capital prudente em virtude das incertezas econômicas.

O Comitê avalia que os recentes eventos de resolução bancária observados nas economias avançadas não tiveram impacto relevante sobre o sistema financeiro brasileiro, mas se mantém atento à evolução dos cenários doméstico e internacional e segue preparado para atuar, minimizando eventual contaminação desproporcional sobre os preços dos ativos locais.

O Comef voltará a se reunir ordinariamente em 29 e 30 de agosto de 2023.

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Comunicado&numero=40205
 

Sim 0
não 0

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *