A 2ª Conferência dos Governadores dos Bancos Centrais e dos Quadros da Área Financeira entre a China e os Países de Língua Portuguesa, organizada pela Autoridade Monetária de Macau (AMCM), ocorreu na manhã do dia 23 de setembro de 2024, em Macau, na China. Pela primeira vez, governadores, vice-governadores e representantes dos bancos centrais da China e de nove países de língua portuguesa se reuniram para compartilhar suas experiências e perspectivas sobre estabilidade financeira e promoção da inovação neste mercado, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de tecnologia financeira e sistemas de pagamentos.
O evento contou com a presença de importantes autoridades, como o chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Ho Iat Seng; o governador do Banco Popular da China (PBC), Pan Gongsheng; o diretor do Gabinete de Ligação do Governo Central da RAEM, Zheng Xincong; o comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China na RAEM, Liu Xianfa, entre outros. Em seu discurso de boas-vindas, Ho Iat Seng reafirmou o empenho do governo de Macau em consolidar a cidade como uma plataforma de serviços financeiros entre a China e os países de língua portuguesa.
Os representantes dos bancos centrais dos países de língua portuguesa abordaram temas como a cooperação financeira com a China, inovação tecnológica, moeda digital e serviços financeiros digitais. Essas contribuições são vistas como referência para o desenvolvimento da indústria financeira em Macau, fortalecendo seu papel como plataforma de intercâmbio financeiro internacional.
Durante o evento, a AMCM e o Banco Central do Brasil firmaram um memorando de cooperação, além de renovar acordos com o Banco de Cabo Verde e o Banco de Moçambique. A conferência ainda contou com a participação de comissões estatais da área financeira e de instituições financeiras da Grande Baía Guangdong-Hong-Kong-Macau, reunindo cerca de 300 participantes de alto nível. Este evento integra o Plano de Desenvolvimento da Diversificação Adequada da Economia da RAEM (2024-2028).
Acordo entre a ABBC e Associação de Bancos de Macau
Na parte da tarde, ocorreu a 2ª Conferência de Cooperação entre os Bancos Comerciais de Macau e os Países de Língua Portuguesa – Fórum de Investimento da Grande Baía Guangdong-Hong-Kong-Macau. A ABBC – Associação Brasileira de Bancos e a Associação de Bancos de Macau assinaram um acordo de cooperação com o objetivo de fomentar, em conjunto, as relações comerciais entre a China e o Brasil, por meio dos bancos comerciais das regiões.
“Este é um marco importante para a ABBC, pois amplia nossa cooperação com parceiros estratégicos chineses. O acordo reforça as ações comerciais entre envolvidos e o papel do Brasil nas relações com os mercados de língua portuguesa”, afirmou o vice-presidente da ABBC, Cassio Von Gal, que esteve em Macau para firmar o compromisso.
O acordo visa o fomento da cooperação comercial, econômica e financeira entre bancos comerciais da China e Brasil, além de estimular a participação regular nos encontros do Fórum Macau, o uso do Renminbi (moeda chinesa) e a troca de informações sobre projetos financeiros, impulsionando o desenvolvimento do comércio bilateral.