Skip to content

ABBC e IFC se unem para impulsionar finanças sustentáveis e climáticas no Brasil

A ABBC – Associação Brasileira de Bancos e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, assinaram um memorando de entendimentos para a promoção das finanças sustentáveis e climáticas no setor bancário brasileiro. Por meio de uma colaboração estratégica, as entidades vão somar esforços para desenvolver cursos e workshops. O objetivo é aprofundar o conhecimento de profissionais do setor em temas que contribuam para a transformação dos bancos em sua jornada de sustentabilidade, como construções verdes, agricultura inteligente para o clima, finanças de biodiversidade e finanças climáticas.

A primeira iniciativa no escopo da parceria entre ABBC e IFC ocorreu em novembro de 2023, quando a IFC ministrou um curso sobre gestão de riscos climáticos, em conjunto com a Management Solutions, para mais de 30 profissionais de instituições financeiras associadas à ABBC. Ao final da formação, os participantes puderam (i) compreender o impacto das mudanças climáticas nos riscos financeiros e não financeiros dos bancos, (ii) conhecer as principais iniciativas internacionais na regulamentação financeira que direcionam a gestão de riscos climáticos e sua evolução, (iii) entender os fundamentos da gestão de riscos climáticos nas quatro dimensões estabelecidas pelos princípios da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) e como eles são aplicados no setor bancário, e (iv) familiarizar-se com as últimas tendências em metodologias de mensuração de riscos climáticos. 

O curso integrou os serviços da IFC Green Banking Academy em resposta à demanda por conhecimento sobre a integração da sustentabilidade nos negócios. Com uma proposta de valor inovadora no campo de conhecimento das finanças climáticas, a GBAC traz soluções para as lacunas existentes no setor bancário em sua jornada de transformação verde em torno das quatro dimensões principais do financiamento climático: engajamento estratégico com o financiamento verde, produtos e serviços verdes, gestão de riscos climáticos e ambientais, e ecoeficiência e cadeias de valor verdes.

Sim 0
não 0

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *