No dia 2 de agosto, a Comissão de Tesouraria e Captação da ABBC se reuniu para discutir a modernização das operações de câmbio interbancárias. Durante a reunião, a B3 apresentou detalhadamente importantes mudanças. Entre os principais temas abordados, destacaram-se as melhorias nos produtos da B3, como o Casado de Dólar e o Câmbio com Garantia de Preço. Essas melhorias serão viabilizadas pelas alterações regulatórias que em breve estarão em Consulta Pública pelo Banco Central.
A B3 começou a apresentação destacando que, após uma série de discussões com o Banco Central, a consulta pública sobre alterações no mercado interbancário está prevista para ser divulgada até o 4º trimestre de 2024. Essas mudanças visam a melhoria dos processos existentes e viabilizam a criação de novos produtos.
No tópico do Casado de Dólar, a B3 informou que, na proposta do Banco Central, as confirmações de operações no sistema do Banco Central pelo banco não seriam mais necessárias para operações intermediadas pela Clearing B3, trazendo mais segurança para as operações de Casado de Dólar em tela. Com essa proposta, uma vez que o negócio seja fechado na tela, ele será registrado automaticamente, eliminando a necessidade de confirmação por ambas as partes (atualmente é realizado em 30 minutos). Esse modelo deve trazer maior transparência e reduzir as dificuldades enfrentadas pelos participantes do mercado. Adicionalmente, esse modelo valerá para qualquer operação realizada na Clearing de Câmbio B3
Sobre o câmbio com garantia de preço, a B3 apresentou um produto cujo principal objetivo é viabilizar operações de volumes maiores ou com prazos de liquidação mais longos. Nesse produto, a meta da negociação continua sendo a entrega da moeda. No entanto, em casos de falha, ao invés da contraparte central garantir a entrega da moeda, será garantido o preço contratado. Ou seja, em situações de falha, a Clearing devolverá o principal acrescido da variação do preço da moeda.
As operações realizadas com esse produto deverão possuir limites operacionais maiores, que ainda serão definidos pela B3. Assim como nas operações de câmbio com garantia de entrega, nas operações acima do limite operacional do banco, será exigida garantia adicional. O objetivo é oferecer mais opções para os participantes e aumentar a liquidez do mercado.
Por fim, a apresentação incluiu uma discussão sobre a proposta do Banco Central de ampliação da grade horária do Sistema Câmbio, uma demanda do mercado para tornar as transações mais eficientes. A B3 está avaliando essas sugestões e trabalhará para implementar as mudanças de forma a atender às necessidades do setor financeiro.
A reunião foi uma oportunidade para discutir essas importantes mudanças e ouvir o feedback dos participantes. A modernização das operações de câmbio promete trazer benefícios significativos para o mercado financeiro, aumentando a eficiência e a segurança das transações.