A XP Inc. é a vencedora do Prêmio IDEIA ABBC 2024, realizado durante o CONECTA ABBC. O evento de inovação em negócios para o setor financeiro aconteceu em 22 de agosto, no Teatro CIEE.
Esta foi a 7ª edição da premiação promovida pela ABBC – Associação Brasileira de Bancos. O prêmio reconhece os cases das instituições financeiras associadas à ABBC, levando em conta as soluções inovadoras desenvolvidas e ampliando o foco nas transformações internas do setor.
O case apresentado demonstrou como a XP Inc. aplica a IA Generativa para impulsionar áreas estratégicas. “Para superar os desafios de escalabilidade com governança, criamos o Jarvix, uma plataforma de IA Generativa que foi um divisor de águas para que conseguíssemos expandir e aplicar mais de 20 soluções diretamente ao negócio”, disse o head de Arquitetura Corporativa, Plataformas de Engenharia e IA Generativa da XP Inc., Adriano Espósito. “Desde o lançamento, tivemos R$ 1,6 milhão em redução custos relacionados a software e uma eficiência mensal de mais de 10 mil horas poupadas”, contou.
“Com o Prêmio IDEIA, conseguimos destacar a importância das inovações que nossas associadas estão implementando, mostrando o impacto positivo dessas iniciativas no mercado financeiro”, ressaltou a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.
“Esta premiação não apenas celebra as inovações, mas também oferece uma plataforma para que as melhores ideias do setor ganhem visibilidade e o reconhecimento merecido”, complementou o diretor de Inovação e Serviços da ABBC, Euricion Murari.
As cinco finalistas do Prêmio IDEIA ABBC subiram ao palco para apresentar suas soluções inovadoras. Elas foram selecionadas por meio de uma curadoria realizada pela consultoria de design e inovação Questtonó. No dia do evento, um júri independente, composto por influenciadores de várias áreas do ecossistema de inovação – como executivos do setor financeiro e imprensa especializada – escolheu as três soluções vencedoras. Saiba mais em www.premioideia.com.br.
As categorias dos cases aceitos nesta edição incluíram:
- Regulatório: Ações mandatórias com forte impacto em inovação e transformação digital
- Processos: Aplicações de melhoria de eficiência
- Produtos: Criação de produtos e serviços complementares
- Serviços: Ações que apoiam e ampliam o valor dos serviços
- Desempenho de Produtos: Aprimoramento e funcionalidades
- Canais: Distribuição dos produtos para clientes e usuários
- Envolvimento do Cliente: Melhoria na experiência do cliente
- Sustentabilidade: Ações com foco em resultados sociais e ambientais
- Outros: Diversos