Skip to content

Consórcio ABBC no Piloto Drex

Durante a Comissão de Tecnologia da ABBC realizada em julho, Thiago Moraes, consultor sênior da BIP, apresentou um panorama atualizado das recentes ações do Consórcio ABBC no projeto piloto do Drex, coordenado pelo Banco Central. Moraes destacou novidades importantes, incluindo o envio de propostas de casos de uso que poderão ser testados na segunda fase do projeto. O Consórcio agora aguarda o retorno do Banco Central para iniciar a implementação desses casos de uso em conjunto com as associadas e contribuir para a evolução do projeto Drex.

O piloto do Drex, iniciado em julho de 2023, tem como objetivo testar, em um ambiente controlado, as operações do Real Digital, a CBDC (Moeda Digital de Banco Central) brasileira. O projeto conta com a participação de 16 grupos, incluindo o Consórcio ABBC. Composto por 15 instituições financeiras, o Consórcio ABBC é o grupo com maior diversidade no piloto.

Desde o início do projeto, o Consórcio já realizou mais de 270 testes, com cada uma das 15 instituições financeiras participando de 18 cenários de simulação. Nos próximos meses, na 2ª fase do piloto, serão testados casos de uso propostos pelas instituições, incluindo a possibilidade de tokenização de outros ativos (além do Título Público Federal tokenizado, já implementado) e a criação de contratos inteligentes (smart contracts) pelos participantes.

Sim 0
não 0

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *