Em um mês e meio de funcionamento, mais de 1 milhão de pessoas já se cadastraram na plataforma Celular Seguro (número atualizado até o dia 6 de fevereiro). O app e o Portal Web, lançados pelo governo federal permite bloquear o celular perdido, roubado ou furtado, impedindo o acesso a aplicativos bancários e outros serviços.
Desde o lançamento, já foram realizados mais de 18 mil bloqueios (até 6 de fevereiro), a maioria por roubo ou furto. O aplicativo envia a informação que o celular foi perdido para as empresas parceiras e, a partir disso, cada empresa fica encarregada de bloquear o seu app naquele determinado celular.
O avanço do Celular Seguro na sociedade e a participação das instituições financeiras no projeto foram debatidas nas últimas reuniões da Comissão de Prevenção a Fraudes da ABBC. Um dos associados da entidade e empresa parceira nesse projeto, o Banco Cooperativo Sicredi, destacou que embora a plataforma seja relativamente nova, os resultados apresentados são bem satisfatórias e a médio-longo prazo tem potencial para ser uma importante arma contra o roubo e furto de celulares no Brasil.