São fóruns de debates dos quais todas as Instituições Associadas podem participar, indicando representantes com alto nível de senioridade. Nas Comissões são recebidas e analisadas as demandas das Associadas para: apresentar propostas e pleitos junto aos órgãos reguladores; mostrar novos serviços e produtos; e compartilhar experiências e melhores práticas do mercado financeiro.
Assuntos Contábeis e Tributários
Acompanhar, analisar e atuar nos assuntos relacionados às normas contábeis, fiscais e tributárias, divulgadas pelos órgãos reguladores e receita federal, bem como discutir temas de natureza contábil e fiscal comuns entre as entidades.
Diretor Técnico: Marcos Chadalakian (ABC)
Cordenadores: Breno Amaral (Pine), Silvio César Ferreira (Rendimento)
Assuntos Jurídicos e Legislativos
Acompanhar, analisar e sugerir alterações no ambiente regulatório, legal e proposições legislativas que impactam, direta ou indiretamente, o Sistema Financeiro Nacional. Troca de experiências e benchmarking entre os associados, participação de especialistas para esclarecer dúvidas relacionadas à interpretação de normas ou decisões judiciais ou até andamentos de processos coletivos. Estabelecer um relacionamento institucional proficiente com o Congresso Nacional, de modo a propiciar que as concepções da ABBC e seus associados sejam levadas ao conhecimento de parlamentares e demais responsáveis pela construção do arcabouço legislativo nacional.
Diretor Técnico: Carolina Duarte (Mercantil)
Cordenadores: Felipe Natale (ABBC), Luiz Fernando Bolognani Carvalho (Mercantil), Marília de Aguiar Monteiro (Nubank)
Auditoria
Acompanhar, avaliar e analisar os temas de auditoria interna que impactem os associados, sejam de cunho regulatório ou não. Estimular a discussão, a troca de ideias e o benchmarking entre seus participantes.
Diretor Técnico: Kumagae Hinki Junior (Fibra)
Cordenadores: Carolina Vasconcellos (Citibank), Jose de Franca Magalhaes Junior (Fibra), Renata Lemes Antonio (Voiter)
Câmbio
Acompanha e avalia impactos no câmbio moeda e os reflexos de impostos e de tarifas, editados pelos reguladores.
Diretor Técnico: Paulo Saba (Daycoval)
Cordenadores: Paulo Roberto Campos Carreiro (Rendimento), Thomaz Ricardo de Oliveira Geraldo (BS2)
Comissão S (Responsabilidade Social)
Abordar a temática de forma estratégica, com troca de experiências, boas práticas, necessidades e percepções sobre a governança e prática de Responsabilidade Social no mercado financeiro. Os representantes desta Comissão também serão os responsáveis por divulgarem em suas IFs as ONGs de apoio social chanceladas pela ABBC e autorizadas para captação de doações ou apoios.
Diretor Técnico: Denise Paludetto (Omni)
Cordenadores: Guilherme Guz (Omni)
Compliance
Acompanhar, avaliar e supervisionar os aspectos relacionados às boas práticas de compliance. Ademais, troca e o benchmarking entre os participantes.
Diretor Técnico: Renata Braga Pentagna Guimarães (BS2)
Cordenadores: Janine Heineman (Nubank), Marcia Samadello (Sofisa)
Crédito Consignado
Acompanhar, avaliar, supervisionar os aspectos operacionais, políticos e jurídicos das operações de empréstimos e de cartões de crédito consignado. Atuação junto aos Órgãos Públicos e Reguladores, sempre buscando manter o equilíbrio concorrencial, atuação contra riscos regulatórios e proteção da rentabilidade das operações consignadas. Acompanhar e participar ativamente da Autorregulação do Crédito Consignado.
Diretor Técnico: Alex Sander Gonçalves (Pan)
Cordenadores: Alex Trigueiro (Pan), Ricardo Andreassa (BMG)
Cybersecurity
Organização de eventos/palestras, iniciativas tecnológicas e seus riscos derivados, compartilhamento de inteligência e estratégias de defesa cibernética, bem como causas, consequências e meios de mitigação de eventos relevantes.
Diretor Técnico: Kumagae Hinki Junior (Fibra)
Cordenadores: Alexssandro dos Santos Menezes (Fibra), Paulo Condutta (Ouribank)
Gestão de Riscos e Regulação Prudencial
Diretor Técnico: Kumagae Hinki Junior (Fibra)
Cordenadores: Alex Sismon Leme (Tribanco), Nicolai Znamensky (Luso)
Meios e Arranjos de Pagamento
Diretor Técnico: Carol Elizabeth Conway (Banco Seguro) e Raul Francisco Moreira (Original)
Cordenadores: Daniel Pangnotta Raimundo (Inter), Rafaela Nogueira (Nubank), Thais de Gobbi Pesinato (Banco Seguro)
Ouvidoria
Diretor Técnico: Alex Sander Gonçalves (Pan) e Camila Lazzarini Martins (Triângulo)
Cordenadores: Beatriz Dias Surano (Safra), Flávia Latella (Inter)
Prevenção a Fraudes
Dar dinamicidade e assertividade, de forma a criar mecanismos colaborativos para o compartilhamento de informações e para prevenção e redução de fraudes. Construir um ecossistema colaborativo de troca de informações e experiências, para fortalecer a segurança dos nossos serviços e reduzir o risco de fraudes e perdas financeiras para nossos associados e seus clientes.
Diretor Técnico: Eduardo Alcebíades Lopes (Nubank)
Cordenadores: Fabio Noronha (Sicredi), Marcelo Souza (Bari)
Produtos PF
Acompanha e avalia os aspectos operacionais, políticos e jurídicos das operações de varejo com clientes pessoas físicas (Crédito Pessoal, Cartão de Crédito, Crédito com garantia de veículos, celular e imóvel, entre outros).
Diretor Técnico: Carlos André Hermesindo da Silva (BMG)
Cordenadores: Leonardo Soares Grapeia (QISTA), Luiz Alberto Frazatto (Sofisa)
Produtos PJ
Diretor Técnico: Carlos Roberto Rabello Otero (C6) e Marcelo Coelho Ferraz (XP)
Cordenadores: Luiz Alberto Frazatto (Sofisa), Maryelen Denardi (BS2)
Recursos Humanos
Acompanha, avalia e analisa os assuntos, aspectos e impactos inerentes às políticas de gestão de recursos humanos e de benefícios, discussões e participações nas Convenções Coletivas de Dissídios, estruturação de cargos e salários e demais políticas pertinentes. Possibilita uma maior integração das instituições associadas, bem como permite o intercâmbio de informações sobre as melhores práticas de mercado, a discussão de alterações legais e normativas e a apresentação de propostas inerentes aos temas discutidos. Ademais, discute temas relacionados à Cultura Organizacional, práticas atuais e cenários futuros em gestão de pessoas.
Diretor Técnico: Carlos André Hermesindo da Silva (BMG)
Cordenadores: Mariana Castellazzi Pizzo (BMG)
Risco Socioambiental e Climático
Diretor Técnico: Kumagae Hinki Junior (Fibra)
Cordenadores: Antonio Ferrari (ABC Brasil), Fabio Simabukuro Cruz (XP)
Tecnologia e Inovação
Diretor Técnico: Wallace Jagiello da Silva (BBC)
Cordenadores: Marcio Machado Mendonça (Banco BV)
Tesouraria e Captação
Diretor Técnico: Paulo Saba (Banco Daycoval)
Cordenadores: Edgar de Souza Toledo Neto (ABC), Leonardo Paixão (Inter)
Grupos de Trabalho
Ver ComissõesSão os grupos técnicos, sempre ligados à alguma Comissão ou algum tema que necessite maior atenção, que buscam receber e analisar as demandas das Associadas para apresentação de propostas e pleitos junto aos órgãos reguladores; sugerir e avaliar prestações de serviços; compartilhar experiências e melhores práticas do mercado financeiro.
Ações de conscientização sobre Golpes e Fraudes Financeiras
Diretor Técnico:
Cordenadores: Fabio Noronha (Sicredi)
Ações de conscientização sobre Golpes e Fraudes Financeiras (Marketing)
O grupo tem como finalidade acompanhar, avaliar e analisar as ações para mitigar/alertas fraudes e golpes. O grupo é responsável por transmitir os conteúdos da Campanha ABBC #TemCaraDeGolpe.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Banking as a Service (BaaS)
O grupo tem como finalidade analisar o tema de Banking as a Service (BaaS).
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Câmbio - Implementação da Resolução CMN 4.966
O grupo tem como finalidade acompanhar o andamento da Implementação dos principais fornecedores de Câmbio da Resolução CMN 4.966.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
COAF
O grupo tem como objetivo de participar do acordo de cooperação com o COAF sobre o aperfeiçoamento do sistema de prevenção à lavagem de dinheiro.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Comunicação (Open Finance)
O grupo é responsável por estruturar as informações do Portal, produzir conteúdo informativo para diferentes públicos e relatórios (trimestrais, semestrais e anuais) sobre o Open Finance.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Consulta Pública n°106
O grupo tem como finalidade analisar o tema do Edital de Consulta Pública nº106/2024, que aprimora a regulação dos conglomerados prudenciais, para incluir tratamento individualizado em circunstâncias especificadas, e altera regras sobre a Razão de Alavancagem (RA) e os critérios gerais para elaboração e remessa de documentos contábeis ao Banco Central do Brasil (BCB), além de uma proposta de minuta de resolução que atualiza o escopo e a metodologia de apuração da Razão de Alavancagem e dispõe sobre o requerimento mínimo para a RA de instituições sob a alçada do BCB.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Consulta Pública nº102
O grupo tem como finalidade de discutir e analisar considerações do Edital de Consulta Pública 102/2024, que divulga propostas de alteração da Resolução CMN nº 4.958, de 21 de outubro de 2021, e da Resolução BCB nº 200, de 11 de março de 2022, além da publicação da resolução BCB que dispõe sobre o cálculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco (RWA), relativa ao cálculo do capital requerido para as exposições ao risco de mercado dos instrumentos classificados na carteira de negociação (RWASENS).
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Consulta Pública nº103
O grupo tem como finalidade discutir e analisar considerações da tomada de subsídios que busca aprimorar as possibilidades de investimento de pessoas físicas e jurídicas não residentes no mercado financeiro e no mercado de capitais.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Consulta Pública nº104
O grupo tem como finalidade discutir e analisar considerações da consulta pública minuta de resolução BCB, que altera o Anexo I à Resolução BCB nº 150, de 6 de outubro de 2021, para aprimoramento das estruturas de gerenciamento centralizado de riscos nos arranjos de pagamento integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) (arranjos) visando assegurar a solidez, a eficiência e o seu regular funcionamento e dar maior robustez à aplicação do arcabouço regulatório que baliza as atividades de autorização, vigilância e supervisão de tais arranjos.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Especificações (Open Finance)
O grupo é responsável por definir o escopo de dados dos produtos e serviços do Open Finance e as interfaces que serão utilizadas para o Compartilhamento de Dados, a Iniciação de Pagamentos e demais funcionalidades.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Experiência do Desenvolvedor/Usuário (Open Finance)
O grupo é responsável por tornar a jornada do usuário simples e prática. Para isso, criou e mantém o Guia de Experiência do Usuário, que contém requisitos e recomendações para garantir uma experiência adequada e padronizada.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Fornecedores - Implementação da Resolução CMN 4.966
O grupo tem como finalidade acompanhar o andamento das homologações dos principais fornecedores da Resolução CMN 4.966.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
IFRS9
O grupo tem como finalidade acompanhar o andamento da implementação da Resolução CMN 4.966.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Infraestrutura (Open Finance)
O grupo é responsável por definir, implantar e fazer a gestão das plataformas e ferramentas do ecossistema do Open Finance. Entre elas, temos: Portal, Diretório de Participantes, Service Desk, Plataforma de Resolução de Disputas e Sandbox.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Políticas, Riscos e Compliance (Open Finance)
O grupo é responsável pelas análises regulatórias, jurídicas e de conformidade do Open Finance Brasil. É o responsável por todos os documentos que irão embasar o ecossistema (ex.: Direitos e Obrigações, Regulamento de Resolução de Disputas e Termo de Adesão). Além disso, nesta área de atuação está concentrada a elaboração, análise e negociação de todos os contratos inerentes ao projeto.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Portabilidade de Crédito (Open Finance)
O grupo é responsável por definir, desenvolver e implementar o fluxo de Portabilidade de Crédito por meio do Open Finance.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Prevenção a Fraudes (Open Finance)
O grupo é responsável por recomendar mecanismos que mitiguem os riscos de fraudes e lavagem de dinheiro no ecossistema do Open Finance.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Segurança (Open Finance)
O grupo é responsável por definir as propriedades, padrões e protocolos de autenticação e autorização, bem como o conjunto de requisitos mínimos de segurança que devem ser seguidos pelos participantes do ecossistema. Sua atuação visa garantir a confiabilidade e a proteção dos dados de consumidores finais.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Superendividamento
O grupo tem como finalidade analisar o tema de Superendividamento.
Diretor Técnico:
Cordenadores:
Voluntariado para Educação Financeira
As ações de voluntariado regidas pelo GT consistirão em palestras, dinâmicas e mentorias realizadas na Formação para o Mundo do Trabalho e Mercado Financeiro, curso de capacitação profissional em parceria com o ESPRO, voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social dividido em duas turmas, que terão supervisão da área de ESG da ABBC e da coordenação pedagógica do parceiro.
Diretor Técnico:
Cordenadores: