Objetivo
Conhecer neurociência básica e as possibilidades de aplicação desse conhecimento na liderança de equipes, e:
- Entender o processo neurocientífico da tomada de decisão.
- Saber o que é economia comportamental e os principais autores que ganharam Nobel no que diz respeito à dinâmica do comportamento de colaboradores e clientes.
- Entender o fatores subjetivos responsáveis por ilusões cognitivas (heurísticas, vieses), em especial aquelas que afetam os processos decisórios e resultados financeiros no ambiente de negócios.
- Funcionamento de nudges (estímulos para decisões) e sua influência nas decisões em geral sobre dinheiro, saúde e qualidade de vida.
- Aspectos neurocientíficos importantes para vendas, neurovendas, e como esse conhecimento pode ser ferramenta útil na comunicação com os clientes e colaboradores.
Conteúdo Programático
Módulo 1. Neurociência Básica
- Neurociência hoje
- Sistema Nervoso – estruturas básicas e dinâmica para decisões
- Industria 4.0 – agilidade e maturidade x cérebro trino
- Papel da atenção na performance, tipos e estratégia da memória,
- Emoção e motivação
- Ciclo virtuoso para mente saudável
Módulo 2. Economia Comportamental
- Teorias Econômica Clássica x Comportamental
- Pensadores 1 – Daniel Kahneman e Amos Tversky
- Hierarquia cerebral
- julgamento e tomada de decisão
- Sistemas 1 e 2 e a dinâmica do processamento cerebral
- Priming, Conforto e Desconforto Cognitivo
- Intuição
- Pensadores 2 – Richard Thaler
- Diretrizes de economia comportamental
- Econs x Humanus – diferenciação
- Gestão de Conhecimento
Módulo 3. Heurística e Vieses
- Processamento e dinâmica cerebral na tomada de decisão
- Heurística – origem e processamento de vieses (erros sistemáticos)
- Tipos de Heurística – características
- Vieses – exemplos dos principais tipos, características financeiras e cuidados
Módulo 4. Novas Perspectivas – Nudge, Sludge e Neurovendas
- Nudge
- arquitetura da escolha como estímulo de decisão em situações difíceis e incomuns, visando boas decisões
- exemplos no mundo financeiro e outras aplicações
- Sludge
- Influenciando más decisões
- Neurovendas
- Venda tradicional (ao consumidor) x neurovendas (a sua mente)
- Neurosegmentação – diferencial de abordagem
Estrutura Geral de Neurovendas – dicas e exemplos
Instrutores
Nelson Bressan:Professor Doutor e Chefe do Departamento de Reprodução Humana e Infância – da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – PUC-SP, onde também desenvolve o Programa de Mentoria em Residência Médica, Sócio – Diretor da Escola de Mentores-SP, onde responde pela área de neurociências aplicada à recursos humanos, educação, economia comportamental e mentoria. Especialista convidado em neurociências e comportamento humano do programa semanal de TV aberta Fala Brasil da TV Record. Vivência corporativa por mais de 20 anos como sócio-diretor de operadora de planos de saúde e administradora de ambulatórios médicos em empresas nacionais e multinacionais de grande porte.
Metodologia
- Após liberação de acesso: 30 dias corridos para conclusão de curso na plataforma.
Público Alvo
Gestores administrativos ou técnicos de maneira geral, visando agregar conhecimento neurocientíficos atuais em sinergia com economia comportamental, favorecendo a liderança de equipes e colaboradores com estratégias diferenciadas no ambiente de negócios financeiros.