Objetivo
- Aplicar ao menos uma das melhores práticas de mercado, apresentadas e discutidas no curso, na administração da régua de cobrança e em conformidade com a realidade de sua empresa;
- Avaliar quais ferramentas de cobrança podem gerar oportunidades e melhoria dos índices de recuperação;
- Criar Plano de Trabalho visando apresentar soluções para incremento de resultado;
- Propor melhorias aos processos decisórios da cobrança e na negociação com clientes inadimplentes em sua empresa;
- Compreender os desafios do trabalho de um profissional de Gestão de empresas terceirizadas.
Conteúdo Programático
- Cenário econômico atual e aspectos da legislação
- Projeções de mercado e de inadimplência
- Ciclo de Crédito e Cobrança Pessoas Físicas e Jurídicas
Conceito e importância
Risco & Recompensa – Modelos Estatísticos de Score
Política de Cobrança e Recuperação de Crédito - Gestão Operacional e Monitoramento
Indicadores de Carteira
Indicadores de Operação
Indicadores de Performance e Desempenho - Estratégia e Régua de Relacionamento e Cobrança
Definição de estratégias de cobrança
Régua de Cobrança: Ações de Relacionamento e Canais de Cobrança
Localização de clientes inadimplentes
Terceirização da Cobrança - Perfil do Profissional na Recuperação de Crédito
Competências pessoais e interpessoais na hora de negociar
O que é postura proativa e assertividade
Utilizar a comunicação eficazmente em negociações
A importância de saber ouvir e falar na hora de negociar e fazer concessões - Técnicas de Negociação e Recuperação de Crédito
Os 6 Princípios da Negociação;
Etapas e o Método de Harvard para Negociação
Ciclo da Negociação Eficaz
Porque as Negociações Fracassam - Matriz Pode X Quer e Perfis de Inadimplentes
Cobrança Judicial e Garantias de Crédito
Processo Recuperação Judicial
Execução de Dívidas
Garantias de Crédito
Metodologia
Exposição dialogada e participativa, análise de casos trazidos pelos participantes, workshop e exercícios, propiciando a troca de conhecimentos e de experiências entre os treinando.
Instrutores
Daisy Blanco: Persona & Profissional Coaching Certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching. Jornalista formada pela Fundação Cisper Líbero e advogada graduada pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Administração de Negócios com diversos cursos de especialização em Gestão de Risco. MBA em Gestão de Pessoas. Atua em mercados de serviços e consumo com vastos conhecimentos sobre o Ciclo de Crédito e Cobrança, o consumidor e o varejo brasileiro. Executiva com carreira em empresas e instituições financeiras como: Credicard, TVA, Bradesco, Unibanco e Telefônica. Especializada em desenvolvimento humano hoje CEO da Escola Corporativa & Coaching que leva seu nome. Instrutora da ABBC – Associação Brasileira de Bancos e CNF – Confederação Nacional das Instituições Financeiras para os cursos de Recuperação de Crédito, Credinfar – Associação dos Profissionais das Indústrias Farmacêuticas e da ASERC – Associação Nacional das Empresas de Cobrança onde ministra há 15 anos treinamentos para líderes e equipes de cobrança para Calil Center e Empresas Especializadas em Cobrança. Mediadora e Conciliadora certificada pela IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo. Palestrante e Articulista do Portal Televendas & Cobrança e Revista Eletrônica CollBusiness News.
Público Alvo
Profissionais das áreas envolvidas com Análise e Gestão do Crédito e da Cobrança, gerentes, coordenadores, supervisores e analistas de cobrança atuantes em instituições financeiras.
Pontuação CRC/CFC
AUD – 15
CMN – 15
PROGP – 15
PRORT – 15
SUSEP – 15
PERITO – 15
PREVICAUD – 15
PREVIC – 15
Para pontuar no CRC: Após a realização do curso e emissão do certificado, envie um e-mail para atendimento@siteabbc.brunob.com.br com nome completo, CPF, nome do curso e data de realização.