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Compliance

Capacitação e Certificação em Ouvidoria segundo requisitos da Resolução CMN/Bacen nº 4860

Data de início
27/01/2025
Horários
09 às 12h
Data(s)
27, 28, 29, 30 e 31 de janeiro
Modalidade
Transmissão ao Vivo

Investimento

Associados R$ 1.060,00
Não associados R$ 2.057,00
Forma(s) de pagamento disponíveis
Boleto Bancário
Cartão de Crédito
em 10x Sem Juros
Políticas de desconto

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E-mail: atendimento@abbc.org.br
WhatsApp: (11) 94556-4760

Objetivo

• Refletir sobre como o atual cenário corporativo e cultural, em que transformações ocorrem muito rapidamente, interfere no comportamento das pessoas e organizações, gerando novos conflitos.

• Entender o papel da Ouvidoria e conhecer as principais ferramentas para que as relações entre empresa, público interno e clientes seja mais harmônica.

• Analisar os pilares que sustentam a Ouvidoria: Ética da Corporação e da Ouvidoria; Etapas de Atendimento das Manifestações pela Ouvidoria; Utilização de Legislação Específica.

• Compreender pontos básicos da Resolução Bacen 4.860 de 10/2020 que revogou anteriores 4629 de 25/01/2018 e 4433 de 23/07/2015 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

• Explorar conceitos e ferramentas de soluções mais efetivas em conversas, como Comunicação Relacional e outros formatos, incluindo Negociação, Conciliação e Mediação.

Conteúdo Programático

• Ouvidoria – Uma atuação estratégica no ambiente interno e externo das empresas

  • Novos paradigmas no mundo, gerando novas atitudes e necessidades para organizações e pessoas

• Alicerces de uma Ouvidoria – como construí-los e mantê-los

  • Fundamentos para formação e continuidade de uma organização
  • Clientes e relacionamentos internos e externos: são problemas de quem?
  • Objetivos da Ouvidoria nesse cenário – Ouvidoria estratégica para as organizações e os cidadãos

Entendimento sobre como a Resolução BACEN 4.860 que inclui e atualiza as Circulares BCB 3.881 e 3.880 alteram e impactam o funcionamento da Ouvidoria

A prática da ética nos tempos atuais

  • Ética nas empresas e os princípios éticos da Ouvidoria
  • Código de ética do Ouvidor

• Compreendendo o CDC – Código de Defesa do Consumidor e o SNDC – Sistema Nacional de   Defesa do Consumidor

A estruturação e implantação de uma Ouvidoria com excelência

  • Estruturação física
  • Mecânica do funcionamento eficaz de uma Ouvidoria
  • Princípios e valores do Instituto Ouvidora
  • Características de Ouvidores e Gestores Ouvidores
  • Vínculos com as áreas internas: como contribuir com a cultura do atendimento com excelência
  • Benefícios da Ouvidoria para a empresa e o cliente

• Transformando a Reclamação e o Conflito em propulsores de desenvolvimento

  • Reclamação e cidadania
  • Conflito e como ele se manifesta
  • Conflito como oportunidade de inovação e motor de mudança

• Mediação, Conciliação e Negociação e aplicações na Ouvidoria como formas inovadoras e eficazes para a resolução de conflitos

  • Conceito de Mediação e diferença entre outras metodologias de resolução de conflitos
  • O papel do mediador de conflitos na Ouvidoria
  • Ferramentas da Mediação Reflexiva Transformativa, incluindo Princípios de Negociação de Harvard na Mediação
  • Como entregar
  • NÃO de forma positiva
  • Princípios da Comunicação Positiva e a criação de bons relacionamentos

Metodologia

Será utilizada uma combinação de metodologias de aprendizado, incluindo aulas expositivas, simulações, atividades em grupo, exercícios práticos e feedbacks dos trabalhos em sala. Apresentação de conceitos utilizando discussão de cases reais, filmes, simulações de uso das ferramentas, dinâmicas de grupo, apostila com conteúdo do programa e troca de experiências em grupos dirigidos.

Instrutores

Sueli Renberg: Trabalha há 12 anos na formação e certificação de profissionais para atuarem em Ouvidoria e áreas correlatas.
Consultora para implantação de Ouvidorias. Mediadora formada há dez anos, também praticante da abordagem de Transformação de Conflitos.
Capacitadora em Mediação e em Comunicação Colaborativa para áreas diretamente vinculadas ao Atendimento ao Cliente. Possui dez anos de experiência na Ouvidoria do Grupo Pão de Açúcar.
Sócia proprietária da AUDIRE Consultoria, associada e fundadora do Mediativa – Instituto de Mediação de Conflitos. Faz parte do hall de membros da ABO Nacional – Associação Brasileira de Ouvidoria e ABO, Seccional São Paulo.
Psicóloga especializada em Recursos Humanos, possui MBA em Marketing, formação e licença como instrutora em Práticas Restaurativas pelo IIRP/ILAPR – Instituto Internacional de Práticas Restaurativas/Instituto Latino Americano de Práticas Restaurativas, levando as práticas da Justiça Restaurativa para escolas e empresas, por meio das áreas de Ouvidoria Interna e Externa, Recursos Humanos, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Público Alvo

Profissionais de Ouvidoria ou que pretendam atuar na área, gestores de relacionamento, SAC, Jurídico, Controladoria, Compliance e segmentos correlatos, relacionados a harmonização das relações de consumo e governança empresarial.