Skip to content

Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil segue em 0%

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) avalia que o sistema financeiro (SFN) está preparado para enfrentar a materialização de eventuais riscos. Embora exista um aumento marginal na proporção de ativos problemáticos em linhas de maior risco concedidas a pessoas físicas, a carteira de crédito segue com bom desempenho. As provisões para perdas de crédito e os níveis de liquidez e de capital dos bancos estão adequados. Com a reduzida exposição cambial e a pequena dependência de funding externo, a exposição do SFN aos efeitos imediatos das atuais tensões internacionais é baixa.

O Comef verificou que o crédito cresce em diversas modalidades e os preços dos ativos têm se comportado em linha com os fundamentos econômicos. Mas, diante dos riscos relacionados à atividade e à redução da renda disponível para o pagamento de dívidas das famílias, é importante que os bancos preservem a qualidade das concessões.  

Em abril, foi concluído o processo de restabelecimento da parcela do Adicional de Conservação de Capital Principal (ACPConservação), que retornou ao patamar de 2,5%. O Comef recomenda que as IFs persistam com a política de gestão de capital prudente em virtude das incertezas remanescentes. 

Assim, conforme as condições financeiras mais restritivas, os preços dos ativos e as expectativas quanto ao comportamento do mercado de crédito, o Comef considera apropriado manter o ACCPBrasil em 0% (zero por cento) nas próximas reuniões. O Comitê voltará a se reunir ordinariamente em 1º de setembro de 2022.

https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/17675/nota

Sim 0
não 0

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *