Skip to content

Termômetro do Crédito – Alerta nos empréstimos para as famílias

O aquecimento da atividade econômica no 1T22, superando as expectativas de mercado, promove a elevação das projeções de crescimento do PIB. Assim, a performance do mercado de crédito vem reagindo positivamente. A evolução do estoque nominal de empréstimos continua favorecida pelo aumento da inflação e da taxa de juros. Desde mai/21, no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o ritmo tem se mantido na ordem de 16,0% a.a.. Esse quadro relativamente favorável tem prevalecido, a despeito do aumento das incertezas.

Entretanto, alguns sinais de alerta podem ser observados. Nas modalidades com recursos livres (RL) para pessoas físicas (PF), a dinâmica é preocupante no que tange ao risco das carteiras, com a súbita aceleração a partir de 2021 dos novos empréstimos acumulados em 12 meses (12m) nas modalidades rotativas, que encerraram fevereiro com elevação de 29,8% a.a. (-7,1% a.a. em fev/21).

Em 4,7%, o índice de inadimplência dos empréstimos para PF com RL ainda se encontra abaixo da média de 6,2% verificada em 2016, no auge do período recessivo. No que tange à evolução prospectiva, observa-se um aumento na série móvel de 6 meses dos atrasos entre 15 e 90 dias das modalidades que poderá se traduzir mais para frente em um aumento da inadimplência. O endividamento das famílias apontado pelo Banco Central (BC) registrava, em dez/21, o recorde histórico de 52,6%, com alta de 8,7 p.p. em 2021.

Concluindo, mesmo com as taxas de inadimplência próximas às suas mínimas históricas, a elevação do endividamento e do comprometimento das famílias, conjugada com o processo de lenta recuperação do mercado de trabalho e a queda real da renda com o aumento da inflação, gera preocupação no que se refere à qualidade destes ativos.

Com boa possibilidade de revisão para cima das projeções, a Assessoria Econômica da ABBC ainda estima um crescimento de 8,9% da carteira de crédito total em 2022, composto por 11,6% para PF e 5,5% para pessoas jurídicas (PJ).

Sim 0
não 0

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *