Skip to content

Comportamento Semanal – Sem novidades relevantes

Aguardadas com ansiedade pelo mercado, as comunicações do Federal Reserve (Fed) e do Banco Central (BC) na sequência das suas reuniões de política monetária apontaram aspectos relevantes. 

Embora os Fed Funds fossem mantidos entre 5,25% a.a. e 5,5% a.a., a  mensagem do Fed surpreendeu, ao descartar o início dos cortes das taxas de juros em março, dado que ainda não tem plena confiança de que a inflação esteja convergindo para a meta de 2,0%, frustrando a expectativa mercado. 

Essa percepção foi ratificada pelos números do mercado de trabalho, com o Payroll de janeiro exibindo uma criação de 353 mil vagas em janeiro, superando as 185 mil previstas pelas estimativas do Dow Jones Data, e os números de dez/23 que foram revisados de 216 mil para 333 mil. Adicionalmente, o salário médio por hora trabalhada cresceu 0,6% na margem ante o 0,3% previsto, com a evolução anual acelerando de 4,7% a.a. em dez/23 para 4,9% a.a.. Nessa linha, a ferramenta Fedwatch da CME Group, na sexta-feira (02/02) indicava para março uma chance de apenas 20,0% de um corte de -0,25 p.p. nos Fed Funds, enquanto para maio essa probabilidade subia para 59,9%.

Com o teor da mensagem da decisão praticamente inalterado, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a trajetória de flexibilização monetária, iniciada em ago/23. 

Assim, desde que o cenário evolua como se prevê, a expectativa é de que a manutenção de cortes de mesma magnitude, nas reuniões de março e maio, seja capaz de convergir a inflação à meta no horizonte relevante, que incluiria agora em maior grau o ano de 2025. 

Por fim, o Copom reafirmou que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução dos indicadores de inflação e atividade.

Para esta semana, destaques para a ata do Copom, o IGP-Di, estatísticas fiscais, balança comercial, produção de veículos, as vendas no varejo na Zona do Euro, o crédito ao consumidor nos EUA e a inflação ao consumidor na China.

Boa leitura!

Sim 0
não 0

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *