Skip to content

Estoque de captações cresce no primeiro semestre de 2022

O estoque total das captações das instituições financeiras fechou em R$ 2.739,9 bilhões no primeiro semestre de 2022. Isso representa uma elevação de 10,2% em relação ao primeiro trimestre de 2022 e de 24,1% frente ao segundo trimestre de 2021.

Considerando-se os instrumentos financeiros mais tradicionais, o montante em Certificados de Depósitos Bancários (CDB) e Recibos de Depósitos Bancários (RDB) registrou alta de 9,1% no trimestre. Entre os novos, os destaques no trimestre ficaram para as altas de 19,1% das Letras de Crédito Agrícola (LCA) e de 9,2% para as Letras de Crédito Imobiliário (LCI). Em termos anuais, o montante das LCAs apresentou o maior ritmo de crescimento – elevação de 73,4% a.a.. Para os Depósitos com Garantia Especial (DPGE) houve redução de 23,9%, em linha com o cronograma de vencimento das emissões permitidas por causa da pandemia.

Com baixa representatividade, cerca de 1,5% das captações totais, os Certificados de Operações Estruturadas (COE) apontaram crescimento de 65,2% a.a., enquanto as LCIs mostraram avanço de 55,0% a.a.  Vale destacar o ritmo de expansão de 23,4% a.a. das Letras Financeiras (LF), com o impacto cada vez mais reduzido das operações da Linha Temporária Especial de Liquidez para aquisição de LF com garantia de ativos (LTL-LFG).

Sim 0
não 0

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *